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segunda-feira, 28 de outubro de 2013

História do Blender 3D

    


    Em 1988, Ton Roosendaal co- fundou o estúdio de animação holandês NeoGeo . Este estúdio rapidamente se tornou a maior casa de animação em 3D na Holanda. Dentro de NeoGeo , Ton foi responsável tanto pela direção de arte e desenvolvimento interno de software .   Depois de uma cuidadosa deliberação , foi decidido que o atual in-house 3D conjunto de ferramentas necessárias para ser reescrita a partir do zero . Em 1995 esta reescrita começou e foi destinada a se tornar a ferramenta de software 3D que todos nós conhecemos agora como Blender.    Em 1998, Ton fundou uma nova empresa chamada Not a Number ( NaN) , para continuar no mercado e desenvolver o Blender. Modelo de negócios da NaN envolvia fornecimento de produtos e serviços comerciais em torno do Blender . Em 2000, a empresa garantiu financiamento do crescimento por várias empresas de investimento. Meta era criar uma ferramenta de criação livre para 3D interativo (on- line) de conteúdo, e as versões comerciais do software para a distribuição e publicação.    Infelizmente, devido às vendas decepcionantes e ao clima econômico difícil em curso , os investidores da NaN decidiram fechar todas as operações do início de 2002. A parada também incluiu a interrupção do desenvolvimento do Blender.    Apoio entusiástico da comunidade de usuários e clientes não poderia justificar deixar o Blender desaparecer no esquecimento. Desde o reinício de uma empresa com uma equipe suficientemente grande de desenvolvedores não era viável , maio 2002 Ton Roosendaal começaram a Fundação sem fins lucrativos Blender.    O primeiro gol da Blender Foundation era encontrar uma maneira de continuar desenvolvendo e promovendo o Blender como um projeto de código aberto baseado em comunidade. Em julho de 2002 , Ton conseguiu que os investidores da NaN chegar a acordo sobre um plano de Blender Foundation única para tentar abrir Blender fonte . A campanha "Livre Blender " procurou levantar 100 mil euros, como uma taxa única para que os investidores da NaN concordaria em aberto Blender sourcing. Para o choque de todos e surpresa a campanha atingiu os 100.000 euros objetivo em apenas sete semanas. No domingo, 13 de outubro de 2002 , o Blender foi lançado ao mundo sob os termos da GNU General Public License. O desenvolvimento do Blender continua desde aquele dia conduzido por uma equipe de voluntários dedicados distantes de todo o mundo, liderados pelo criador original do Blender , Ton Roosendaal .    Com Blender de origem como uma ferramenta de criação de in-house , o feedback do dia- a-dia ea interação de ambos desenvolvendo e usando o software era uma de suas características mais marcantes . Em primeiro 2,5 anos de desenvolvimento de código aberto , foi especialmente esta singularidade do Blender que já provou ser difícil de organizar e manter.Em vez de obter financiamento para reunir desenvolvedores de software , a Fundação Blender decidiu iniciar um projeto para reunir os artistas mais destacados da comunidade Blender e desafiá-los a fazer um filme de animação em 3D emocionante curta.Isto é como " Project Orange " começou em 2005, o que resultou no primeiro do mundo e amplamente reconhecido Abrir filme " Elephants Dream " . Não só foi o inteiramente criada usando ferramentas Open Source , o resultado final e todos os ativos , usado no estúdio foram publicados sob uma licença aberta, o Creative Commons Atributo .    Devido ao grande sucesso do primeiro projeto de filme aberto, Ton Roosendaal, estabeleceu o " Instituto Blender " no Verão de 2007 . Este agora é o escritório permanente e estúdio para organizar mais eficientemente os objetivos da Fundação Blender , mas especialmente para coordenar e facilitar Open Projects relacionados a filmes em 3D , jogos ou efeitos visuais.Em abril de 2008 o Projeto Peach , o filme aberto "Big Buck Bunny" , foi concluído no Instituto Blender. Em setembro de 2008 o jogo aberto " YoFrankie ! " foi lançado. Em setembro de 2010 o curta-metragem " Sintel " estreou no Festival de Cinema de Países Baixos, com uma exibição esgotaram em um teatro assento 450.Julho de 2009, Ton recebeu um Doutorado Honorário em Tecnologia pela Universidade Metropolitana de Leeds , por sua excepcional contribuição para a tecnologia criativa .    Início de 2008 foi também o início do projeto Blender 2.5, uma grande reformulação da interface do usuário , as definições de ferramentas, sistema de acesso a dados, manipulação de eventos e sistema de animação . Alvo principal era re-implementar o núcleo do Blender , originalmente desenvolvido meados 90ies , para trazê-lo à altura dos padrões de interface contemporânea e métodos de entrada.    A primeira versão alfa do Blender 2.5 foi apresentado na Siggraph 2009. A equipe on-line de desenvolvedores desde então focada em trazer de volta todos os 2,4 funcionalidade e acabamento do novo projeto de acordo com as especificações. Com este trabalho quase terminado agora , a versão final do 2.5 vem sendo publicada em 2011.    Em 2012, o foco foi colocado em desenvolver e exporing um gasoduto criação Visual Effect . Tópicos que foram abordados incluíram rastreamento de movimento , resolução de câmera, máscara , classificação e boa conduta de cor. Quinta Open Project do Blender Institute - as lágrimas curta-metragem de Aço - contribuiu muito para isso.    Esse ano também marcou o lançamento do programa de parceria da Fundação Blender , a Rede Blender. Este destina-se a facilitar e apoiar os utilizadores profissionais de Blender , especialmente para os serviços de consultoria, treinamento e suporte ao desenvolvimento.    Graças a doações e patrocinadores , a Fundação Blender atualmente emprega dois desenvolvedores meia-hora para atividades de apoio . Um outro desenvolvedor , e Ton Roosendaal, estão sendo contratados em tempo integral por Blender Institute para o trabalho no Blender.
Amsterdam , julho de 2013.


Fonte:http://www.blender.org/blenderorg/blender-foundation/history/

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